InícioAMAZONASUEA promove encontro de formação de docentes abordando novo cenário desafiador para...

UEA promove encontro de formação de docentes abordando novo cenário desafiador para classe

Evento está sendo transmitido pelo canal da Telessaúde no Youtube para as unidades da UEA na capital e no interior
Para oportunizar a discussão e reflexão em torno de temas sobre  a educação superior, contribuído com a melhoria dos processos pedagógicos, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou nesta quinta-feira (30/07), o 1º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UEA e o 14º Seminário Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA). O evento, que acontece até esta sexta-feira (31/07), está sendo transmitido pelo canal da Telessaúde no Youtube, para as unidades da UEA na capital e no interior.
A proposta do encontro é apresentar aos docentes um panorama diferente das formas de ensinar e aprender, bem como um processo mais profundo de reflexão em torno das concepções de homem e de mundo. Inicialmente, a programação traz exemplos de 14 seminários de formação docente da ESA-UEA, com a experiência das tecnologias educacionais digitais do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab), para revelar o cenário desafiador que tem se desenhado para todos os profissionais da educação no Brasil e no mundo.
 “É um momento histórico. Estamos fazendo um seminário docente com toda a universidade reunida virtualmente, isso é um caminho muito importante. Estamos nos preparando para esse cenário novo e nós seremos vitoriosos nele”,  assinalou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa. “Nós, professores, faremos o melhor possível com os recursos disponíveis neste momento, nos empenharemos para que esse semestre seja o melhor semestre das nossas vidas, um semestre de pós-guerra”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane de Souza, destacou que, ao promover um encontro virtual de Formação Continuada de Docentes, a UEA mais uma vez faz história na Educação do Amazonas.
“Estamos tendo a oportunidade de unir todas nossas unidades no sentimento de universidade única. Isso proporciona a diminuição de possíveis abismos que existem e o reconhecimento de que, enquanto professores, precisamos aprender sempre, pois sempre é tempo de adquirir novos conhecimentos. Por isso é necessário fazer uma formação contínua e uma formação de serviço. Que este momento de fato nos faça ver os diferentes modos de ensinar e aprender”, salientou.
O diretor da ESA/UEA, Diego Regalado, disse que, além de abordar as outras fases do ensino, do conhecimento e das novas tecnologias ativas neste “novo normal”, é necessário agregar esforços dos docentes para a melhoria do processo pedagógico dentro da UEA.
“O evento traz a oportunidade de conhecermos os outros colegas, de acolher, conversar e discutir projeto. Esse é o nosso grande ganho. Posteriormente, tenho certeza de que cada unidade do interior apresentará projetos bem sucedidos. Precisamos enxergar a UEA como a nossa casa, a nossa cara. Vamos aprender juntos e mostrar união nesse momento”, enfatizou.
FOTOS: Joelma Sanmelo/Ascom UEA
Artigos Relacionados

LEIA MAIS