Evento contou com a participação do presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, e da coordenadora do projeto Brasil 2044, Mila de Rueda
O União Brasil reuniu, nesta quinta-feira (05/12), prefeitos de municípios do Amazonas para discutir o fortalecimento do turismo sustentável no estado. O tema central foi tratado no Workshop “Brasil 2044 – O Coração da Amazônia”, com a presença do presidente estadual do União Brasil e governador do Amazonas, Wilson Lima, e da tesoureira do partido, Mila de Rueda, coordenadora do evento.
Durante o evento, líderes regionais do União Brasil e especialistas em gestão pública participam de discussões sobre o turismo como motor do desenvolvimento sustentável, além de impulsionar boas práticas de gestão em cidades do Amazonas. Na solenidade, o município de Novo Airão (a 197 quilômetros de Manaus) foi reconhecido por sua excelência em turismo sustentável durante a gestão do prefeito Frederico Júnior (União Brasil).
A tesoureira do União Brasil e coordenadora do projeto Brasil 2044, Mila de Rueda, destacou a importância do projeto para ampliar a discussão sobre o turismo sustentável no Amazonas. O projeto foi lançado no ano passado durante a COP 28, em Dubai, consagrando o União Brasil como o único partido brasileiro a participar de uma conferência mundial.
“É uma alegria imensa poder discutindo essas políticas públicas para poder incentivar o turismo aqui, tão importante para o desenvolvimento e para melhorar a qualidade de vida. E o case de Novo Airão vai servir de modelo para que a gente possa levar essas boas práticas para outros municípios”, afirmou Mila de Rueda.
Investimentos
O presidente estadual do União Brasil e governador do Amazonas, Wilson Lima, participou do evento, ressaltando os avanços na área de turismo em políticas públicas promovidas pelo partido no estado. O líder estadual do UB destacou atividades desenvolvidas para alavancar o turismo sustentável, tais como apoio na pesca esportiva e turismo de base comunitária, além de melhorar infraestrutura para comunidades indígenas com a destinação de painéis solares.
“Esse programa ajuda as prefeituras, deputados, vereadores no sentido de orientar e trazer boas práticas de outros gestores do União Brasil, seja na área do turismo, na área da educação, na área da saúde e no turismo, especificamente o que estamos tratando hoje. Essas ações de encontros, palestras, são importantes para entender quais os caminhos precisamos seguir para poder atingir esses objetivos”, disse Wilson Lima.
O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, demonstrou a satisfação por ter o município reconhecido pela evolução no setor, passando de 8 mil turistas para mais de 40 mil ao ano.
“Hoje eu estou muito feliz por receber esse prêmio. Temos um município com apelo turístico e com potencial gigantesco, que tem 85% de área preservada. Mas tudo isso só foi possível, esse crescimento e reconhecimento do turismo porque o governador Wilson Lima teve um olhar carinhoso para fazer investimento”, acrescentou Frederico Júnior.
Brasil 2044
O Brasil 2044 é um programa de inovação política que promove a criação de cidades mais humanas, resilientes, inteligentes e sustentáveis, integrando soluções inovadoras com um forte compromisso com as práticas ESG (ambiental, social e governança). Por meio de metodologias criativas, workshops, soluções de tecnologia e eventos, o programa mobiliza comunidades, academia, empresários e lideranças políticas para transformar o cenário urbano brasileiro.
O evento marcou a entrega do Prêmio Brasil 2044, que em sua primeira edição reconheceu a melhor iniciativa nacional de turismo sustentável. Também foi celebrada com o governador Wilson Lima e os prefeitos a assinatura do Compromisso ESG Brasil 2044.
O documento estabelece diretrizes para transformar as cidades em centros de inovação e sustentabilidade, seguindo acordos globais como o Global Renewables and Efficiency Pledge, assinado pelo Brasil na COP 28 em Dubai, e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Ascom/União Brasil
Foto: Divulgação