InícioINTERIORVereadores criam CPI para apurar irregularidades na Prefeitura do Careiro (Castanho)

Vereadores criam CPI para apurar irregularidades na Prefeitura do Careiro (Castanho)

 

 

Vereadores da Camara Municipal do Careiro (Castanho) se reúnem em sessão na próxima segunda feira (4), para votar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O objeto da CPI é apurar supostas irregularidades constantes no contrato de empréstimos consignados, firmado entre a Prefeitura Municipal do Careiro e a Caixa Economica Federal (CEF)

Na sessão os vereadores já pretendem votar, também, o imediato afastamento do prefeito Nathan Macena.

O requerimento para a criação da CPI foi protocolado na Camara Municipal na segunda-feira (27) pelo vereador Tay Lira (PSC) e é subscrito pelos vereadores Carlos Tavares de Lima (DEM), Romário Luiz de Moura (PROS), e Paulo de Souza Ferreira (União Brasil).

No bojo do requerimento, os vereadores justificam as irregularidades como a falta de pagamentos por parte do prefeito Nathan Macena junto a Caixa Economica dos empréstimos em consignação, retidos dos salários dos servidores municipais e não repassadas ao agente financeiro.

Tais irregularidades, de acordo com o requerimento, configuram crime de peculato continuado – apropriação indevida de dinheiro público (artigo 312 c/c artigo 71 do Código Penal Brasileiro), “cujo fato por si só, tem causado prejuízos de toda ordem, sendo importante registrar, que o instrumento contratual fora firmado pela Prefeitura Municipal do Careiro/AM e a instituição financeira da Caixa Economica Federal, sendo que tais ilicitudes ocorreram no período de setembro de 2023, e ocorrem até o presente momento.

O vereador Tay Lira afirma que a CPI já está criada pelo fato do regimento exigir a assinatura de apenas um terço dos vereadores da casa para que a mesma seja formada, ou seja, quatro vereadores que é o numero de vereadores que assinam oi requerimento.

Resta ao presidente da Camara, vereador Junior Melo (PRB) seguir o regimento sorteando três vereadores que irão compor a CPI que terá um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.

Hoje a Camara do Careiro é formada por 13 vereadores e destes nove fazem oposição ao prefeito Nathan Macena.

 

 

Fonte: Portal Caboco

Foto: Divulgação

 

Artigos Relacionados

LEIA MAIS