Quatro policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram presos neste sábado (14) em Manaus, durante a operação “Forja”. As investigações, iniciadas após o vazamento de um vídeo que mostra os agentes agredindo um comerciante no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte da cidade, apontam que os PMs forjaram um flagrante de tráfico de drogas.
fc21de9c-d72e-488a-a67e-31d5d1f8bdf5
De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), as imagens mostram os policiais abordando o comerciante, que estava sentado em um estabelecimento, e o agredindo de forma violenta. Em seguida, os agentes algemaram e prenderam o homem, alegando que ele estava traficando drogas.
No entanto, a análise do inquérito policial e a comparação com o vídeo revelaram diversas inconsistências no relato dos policiais. Enquanto as imagens mostram uma abordagem violenta e arbitrária, o boletim de ocorrência registrado pelos PMs afirma que a prisão ocorreu em via pública e que o suspeito entregou mais drogas durante a abordagem.
Diante das evidências, o MPAM solicitou e obteve a prisão preventiva dos quatro policiais, que foram encaminhados para o Batalhão da Polícia Militar. Segundo o promotor Armando Gurgel, titular da 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp), os agentes responderão por diversos crimes, como extorsão, tráfico de drogas, falsidade ideológica, tortura e abuso de autoridade.
“Os policiais alegaram que o comerciante foi preso por envolvimento em crimes, mas as imagens mostram claramente que houve uma ação forjada e uma série de abusos. Orientamos a população a denunciar qualquer tipo de irregularidade cometida por policiais”, afirmou Gurgel.