InícioAMAZONASWilson Lima quer amplo debate na construção do Projeto de Lei do...

Wilson Lima quer amplo debate na construção do Projeto de Lei do Gás

Governador afirmou que PL será enviado à Aleam após discutido com representantes de poderes, especialistas e setor produtivo

Divulgação/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, em entrevista na manhã desta segunda-feira (10/08), que a nova lei dol mercado de gás natural no Amazonas deve ser aprovada de maneira responsável, com a participação de todos os setores envolvidos. Ele adiantou que a comissão criada para revisar a política de energia e gás do Estado elaborou uma minuta de Projeto de Lei (PL) que será discutida e, em um mês, deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“A comissão já me entregou a minuta, que vamos colocar em discussão. Eu recebi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado para que procurasse especialistas, inclusive sugeriram a Fundação Getúlio Vargas, e eu já entrei em contato para analisar todo o contexto da questão do gás aqui no estado do Amazonas”, destacou Wilson Lima.

O governador disse que é preciso levar em consideração a lei que já vigora no estado, criada quando houve a implantação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além de observar a questão tributária, de modo que a arrecadação não seja afetada e que abra a possibilidade de outras empresas se instalarem no Amazonas.

“Assim que a gente tiver o aval desses especialistas, vou abrir para a sociedade, para apresentar qual é a proposta do Executivo e ouvir as sugestões”, adiantou, ao afirmar que convidará empresas do setor, como a Cigás, Eneva, Rosneft e Petrobras, para a discussão. “Vamos ouvir as sugestões e, aí sim, encaminhar para a Assembleia Legislativa. Em um mês devemos estar com essa lei pronta para poder encaminhar para a Assembleia”, disse Wilson Lima.

Ele também declarou, durante a entrevista concedida à rede Tiradentes, que a proposta poderá vir a ter que considerar mudanças na política nacional do setor, que está em discussão no Congresso Nacional.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS